Panorâmica 35

DESAFIO

A panorâmica 35, uma das mais antigas produtoras de filmes nacional, iria mudar de instalações para um espaço mais pequeno mas numa área da cidade em forte expansão, tanto espacial como criativa, a LX Factory. O programa consistia em criar um espaço com área de escritório e um estúdio para um tempo de utilização previsto de apenas 3 anos, logo o investimento não poderia ser elevado.

IDEIA

O projeto foi desenvolvido em dois corpos distintos, um espaço com um pé direito tradicional e uma nave industrial. Nesta, que anteriormente albergava parte de um armazém, foi ciado um piso de modo a ampliar o espaço e cumprir o programa, com uma zona de escritório. No piso 0, projetou-se a receção, uma pequena área de espera, sala de reuniões, espaços de arrumação e um estúdio de filmagens.
Foram criadas paredes dinâmicas em placas onduladas translúcidas com iluminação interior que contrastam com os planos verticais em placas de OSB cru. Todo o espaço é maioritariamente executado com estes dois materiais criando uma dinâmica e de luz e opacidade em todo o espaço. Pretendia-se que o espaço fosse dinâmico e que permitisse uma variedade de implantações e assim as infraestruturas passaram a ser aéreas através de esteiras metálicas, que alimentavam as caixas de energia que permitem a mobilidade dos postos de trabalho.